sexta-feira, 1 de abril de 2011

A mentira


A Mentira...

Conversando hoje com um dos meus sobrinhos, ele me fez lembrar do dia de “celebração” da mentira; o 1º de abril. Confesso que nunca parei para pesquisar a origem do festejo desta data, mas recordo-me, quando criança de ver meus amigos falando de coisas muito estranhas e, justificando-as com as simples palavras: “é primeiro de abril” e, é claro, que isso vinha seguido de muita risada por parte da garotada.

É interessante e muito preocupante que a mentira tenha recebido um dia separado em nosso calendário para ser lembrada e festejada. A propósito, também existe a celebração do dia da verdade? Penso que a presença desta data, nos faz chegar a algumas conclusões: Em primeiro lugar, o 1º de abril celebra a institucionalização da mentira em nossa sociedade. Em segundo, ele celebra a preservação da mentira como elemento presente em nossa cultura. Em terceiro, a celebração deste dia incentiva a prática da mentira, e em quarto lugar, nos revela a inversão dos nossos valores.

É muito triste constatar que a mentira não é apenas parte dos festejos de um dia, mas a prática presente no comportamento diário de muitas pessoas. Como é difícil ensinar para nossos filhos sobre falar sempre a verdade, quando se guarda um dia para festejar a mentira. Para alguns, a mentira já se tornou um “hábito tão normal” que ela é vivida como verdade. Há até um ditado que diz: “você mente que nem sente”!

Mas o que a Bíblia, a palavra de Deus nos ensina sobre a mentira? Em Efésios 4: 25 diz: “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo”. Somos ensinados pela Escritura que a mentira deve ser abandonada por nós e não preservada, institucionalizada, incentivada e celebrada. Ela deve ser substituída pela verdade. Aquele que mentia, deve então, falar a verdade. Então, como pode haver um dia de celebração da mentira? A única coisa que a Bíblia dá a paternidade ao diabo é a mentira.

Colocando em uma balança a verdade e a mentira, qual deles tem recebido o maior valor em sua vida? Para que lado a balança tenderia, tendo como referência a sua prática de vida, meu querido irmão? Você usa a mentira que “não faz mal a ninguém”, ou “a meia mentira” ou, até mesmo aquela que chamam de “mentirinha”? O Deus que servimos prima pela verdade; Ele é Santo e Verdadeiro e, a mentira é pecado também, condenado na Escritura. O Senhor Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. O Espírito Santo é o Espírito da Verdade, que nos conduz a conhecer toda a verdade e a Bíblia é a Palavra da Verdade.

Deus ama muito você e, deseja que abandone a mentira e passe a falar a verdade. A principal evidência do Novo Nascimento é a mudança no caráter. “Dizer que a mentira pode criar algum bem é... mentira!” Que o Senhor Deus nos guarde da mentira!

Pr. Joelson Miranda Pinto

Missionário da APEC no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho para nós: